Já pensou como a sua personalidade pode influenciar o seu emagrecimento? O nosso temperamento determina a maneira que agimos e reagimos às situações em todas as esferas da nossa vida e, com a comida não seria diferente. No entanto, tudo é possível melhorar, inclusive alguns traços da nossa personalidade. Que tal Identificar o seu temperamento e conhecer as possíveis soluções?

Personalidade intolerante

Pessoas intolerantes manifestam forte tendência a experimentar mais as emoções desagradáveis, como tristeza, medo, culpa, raiva e vergonha, por exemplo – do que as emoções agradáveis.

Por que interfere na balança:

Pessoas assim são radicais nos seus julgamentos e têm dificuldade de lidar com as nuances da vida. Quando cometem um excesso na dieta, acham que o esforço foi perdido e não adianta recomeçar.

O que fazer:

  • Tenha em mente que nem tudo na vida pode ser visto totalmente como certo ou errado, bom ou ruim. E que perder o controle uma vez ou outra não significa que todo o seu programa alimentar foi comprometido;
  • Aceite que coisas ruins acontecem além do seu controle e que você não tem como decidir tudo. Portanto, tire esse peso dos seus ombros;
  • Em relação à alimentação, identifique o seu estado de espírito você está quando vai à mesa, pois sentimentos desagradáveis, como a raiva e tristeza, nos fazem procurar conforto na comida. Em vez de se deixar levar, procure outra atividade que lhe dê prazer e que não seja comer.

Personalidade impulsiva

Agem rápido diante de qualquer estímulo, sem avaliar as consequências das suas ações a curto e médio prazo.

Por que interfere na balança:

Quando percebe, a pessoa já comeu desordenadamente grandes quantidades de comida. Contudo, nem todos sentem culpa depois.

O que fazer:

  • Comente com quem estiver ao seu lado sobre a vontade de comer que está surgindo, para que a pessoa lhe ajude a pensar melhor sobre a decisão que está prestes a tomar;
  • Evite grandes travessas à mesa e porções fartas, pois elas são um convite ao exagero;
  • Tente não discutir assuntos tensos durante a refeição, pois pode acentuar a sua tendência a comer maiores quantidades sem perceber.

Personalidade extrovertida

São pessoas com facilidade de se relacionar socialmente e de se expor, pouco dadas à autocrítica e menos vulneráveis às críticas dos outros.

Por que interfere na balança:

Há uma tendência a ter uma percepção reduzida das próprias emoções e necessidades. Entre elas, a sensação de saciedade.

O que fazer:

  • Em festas e eventos, sente-se mais distante do buffet;
  • Sirva-se em pratos menores ou coloque uma quantidade de comida menor do que a desejada;
  • Faça um diário alimentar e anote o que comeu para ter noção da quantidade ingerida durante o dia;
  • Encontre os amigos em locais onde a comida não seja o centro das atenções: museus, praças, livrarias, cafés.

Personalidade generosa

Têm capacidade de dar atenção e ajudar outras pessoas, no entanto, corre o risco de desconsiderar os próprios sentimentos em favor das necessidades alheias.

Por que interfere na balança:

Muitas vezes, os generosos ficam tão disponíveis para o outro que ignoram o ritmo biológico pessoal, a ponto de não comer ou não dormir.

O que fazer:

  • Estabeleça limites de tempo e energia para as tarefas desempenhadas;
  • Faça um mapa das suas atividades e o tempo que devem consumir;
  • Procure identificar suas intenções: você está sendo generoso por que és uma pessoa desprendida ou por que precisa de aprovação do outro?
  • Pergunte a si mesmo se o que irá fazer dali a segundos está de acordo com os seus planos e necessidades biológicas.
  • Pense: você está realmente com fome ou vai comer só para agradar alguém?

Personalidade insone ou notívaga

Dormem mais tarde por causa do próprio ritmo biológico ou por privação do sono.

Por que interfere na balança:

A falta de sono altera os níveis de leptina, hormônio que sinaliza saciedade, e aumenta a grelina, hormônio ligado ao apetite. Por isso, comem mais à noite, às vezes além do que deveriam.

O que fazer:

  • Tente regular seu relógio biológico. Você pode começar estabelecendo um horário fixo para fazer as refeições e coma sempre na mesma hora;
  • Quanto mais cedo você se alimentar, melhor;
  • Abandone/reduza as bebidas com cafeína (café e refrigerantes com cola, chás, mate) após ao meio dia;
  • Mantenha a televisão, as luzes e demais aparelhos eletrônicos desligados à noite, pois ajudará a se preparar um sono mais tranqüilo;
  • Não leve para a cama “engenhocas tecnológicas”, pois a luz e os estímulos sonoros mantêm o estado de prontidão e o organismo entende que ainda é dia.

Personalidade multitarefa

Não fazem uma coisa por vez, por isso, na hora de comer, lêem também o jornal, falam ao celular, trabalham, assistem à televisão, etc.

Por que interfere na balança:

Há falta de percepção da quantidade de comida ingerida, o que é um risco para a tendência de continuar comendo motivado por outros estímulos externos que não seja a fome física.

O que fazer:

  • Assuma o compromisso de comer sentado, sem o telefone;
  • Foque na refeição, converse sem se distrair completamente da refeição;
  • Mastigue vagarosamente. Em geral, os multitarefas engolem a comida sem sequer sentir seu sabor, até por que estão sempre com a sensação de que estão perdendo tempo;
  • Lembre que nada de mal acontecerá se demorar alguns minutos para responder alguma mensagem, etc.

Personalidade perfeccionista

Querem fazer tudo perfeito para serem admirados, no entanto, o nível de auto exigência é tão elevado que raramente é atingido, o que gera frustrações, raiva e procrastinação.

Por que interfere na balança:

Os perfecionistas quando querem emagrecer desanimam com facilidade quando cometem algum descuido, por menor que seja, o que é mal tolerado e pode levar a interrupções no cuidado com a alimentação.

O que fazer:

  • Procure fazer as suas coisas da melhor maneira possível, mas sem estabelecer padrões inatingíveis;
  • Qualquer tentativa de mudança nos hábitos alimentares deve ser iniciada devagar, para que não ocorram decepções;
  • Dê pequenos passos e aumente progressivamente o nível de dificuldade. Em vez de entrar numa academia e já querer correr uma hora e meia, vá devagar. A persistência é fundamental;
  • Saiba que pode ser admirado por seus atributos, mas também não será crucificado por suas falhas.

Personalidade supersegura

Acreditam que podem resolver as conseqüências de toda e qualquer situação, por isso, confiam excessivamente nas próprias avaliações.

Por que interfere na balança:

Ao subestimar a realidade, podem comer um prato enorme hoje com a plena certeza de que eliminarão as calorias excedentes na caminhada do dia seguinte, o que pode não acontecer.

O que fazer:

  • Pense quantas vezes comeu demais nos últimos dias guiado pela certeza de que poderia controlar os efeitos no dia seguinte;
  • Evite a armadilha do pensamento mágico, aquela que dá a você poderes para fazer desaparecer as calorias excedentes;
  • Antes de comer de forma permissiva, pense se realmente será possível conseguirá manejar aquele excesso;
  • Não fique à mesa muito tempo. Coma e vá continuar a conversa em outro ambiente.

Gostou desse post? Então você irá gostar de ler sobre os alimentos e os seus significados!