Guarde a sua geleia à base de açúcar, minha amiga! Não porque seja proibido comê-la, mas porque há uma nova geleia na cidade neste verão, e seu nome é geleia de chia. Sim, usando o poder de gelificação dessas minúsculas sementes, podemos transformar algumas xícaras de frutas maduras em uma geleia com pouco açúcar em cerca de apenas 20 minutos. E eu vou te ensinar aqui como fazer!

Basta misturar fruta madura amassada com algumas colheres de chia. Mas, a melhor proporção de frutas para sementes de chia são duas xícaras de frutas para duas colheres de sopa de sementes de chia. Comece com esta proporção, então se sua fruta for muito suculenta ou você quiser uma consistência mais espessa, misture mais sementes de chia, tipo uma colher de chá de cada vez.

Rendimento15 PorçõesTempo de Preparação20 minsTempo Total20 minsCategoriaSobremesaDificuldadeIniciante

Tabela Nutricional

Tamanho da Porção 20

Porções 15


Informação nutricional total da receita
Calorias 25Calorias da Gordura 19
% Valor Diário *
Carboidrato Total 43g15%
Fibra Dietética 2g8%
Proteína 12g24%

* As quantidades informadas acima são referentes à receita total, fique atendo à quantidade que irá consumir.

Ingredientes

Clique nos quadrados para marcar os ingredientes

 2 xícaras morangos amassados
 2 colher de sopa sementes de chia

Preparo

1

Misture os morangos e a chia.

2

Coloque em um vidro bem fechado.

3

Coloque na geladeira por 20 minutos.

4

Coloque mais chia conforme achar necessário para dar maior consistência.

Ingredientes

 2 xícaras morangos amassados
 2 colher de sopa sementes de chia

Preparo

1

Misture os morangos e a chia.

2

Coloque em um vidro bem fechado.

3

Coloque na geladeira por 20 minutos.

4

Coloque mais chia conforme achar necessário para dar maior consistência.

Receita de geleia de chia e morango

E é apenas isso! As sementes fazem todo o trabalho. Ao invés de cozinhar as frutas, dependendo da pectina e do açúcar para ajudar a endurecer, como a geleia tradicional, tudo o que precisamos fazer é amassar algumas frutas e juntar algumas colheres de sopa de sementes de chia. Em alguns minutos, as sementes de chia vão absorver os sucos da fruta até obter uma consistência de geléia.

A geleia de chia é mais parecida com um molho do que com a geleia tradicional que você compra pronta. Ela fica um pouco mais espessa depois de algum tempo na geladeira, mas nunca vai ficar com a mesma consistência firme e pegajosa de geleia normal. Mas você ainda pode espalhar na torrada, colocar no iogurte ou na aveia, como de costume!

A geleia de chia é – ou pelo menos pode ser – muito menos doce do que a geleia normal por não necessitar da adição do açúcar para ajudar a fazer a geleia. Mas você pode adicionar adoçante, mel, agave, stevia ou açúcar se quiser ajustar o sabor conforme o seu paladar.

Para um sabor e consistência mais parecidos com geleia, recomendo cozinhar a fruta levemente antes de misturar nas sementes de chia. Isso ajuda a extrair os sucos da fruta melhor do que simplesmente amassa-la numa tigela, e também amolece a fruta, deixando-a com mais textura e mais doce. A cor da fruta cozida é mais vibrante e o sabor é mais frutado. Se você preferir pular esta etapa de cozimento, apenas espere mais tempo até que sua geleia esteja um pouco mais firme e mais “melosa”.