por que comemos mais ou menos dependendo da companhia

Por que comemos mais ou menos na presença de outras pessoas?

Já aconteceu, ou acontece com você de comer bastante na presença de determinadas pessoas? Ou justamente o contrário: comer pouco na presença de determinadas pessoas? Será que isso tem uma explicação? Sim, tem. Vamos entender porque comemos mais ou menos na presença de outras pessoas:

Estudos mostram que a gente se comporta de maneira diferente no momento de comer dependendo com quem estamos. E a companhia influencia especialmente na quantidade que nós comemos.

Quando pessoas adultas fazem refeições juntas, elas tendem a modular o consumo da comida pelo consumo da sua companhia como uma forma inconsciente de aceitação. Estudos mostram que:

  • Homens e mulheres comem menos na presença do sexo oposto, especialmente quando ainda não há intimidade;
  • Adultos tendem a comer menos na presença de estranhos do que na presença de amigos ou familiares;
  • Mulheres tendem a comer mais quando estão com seus cônjuges do que com amigos ou estranhos;
  • Homens e mulheres comem menos na presença de estranhos.

Comer na presença de estranhos diminui a quantidade de comida, possivelmente pela necessidade inconsciente de causar uma impressão positiva e, por isso, a tendência é modelar o que se come a partir do que o outro está comendo. Comer com amigos ou familiares aumenta em cerca de 40% a 50% quando comparado a comer sozinho, enquanto que comer distraído, vendo TV, pode aumentar em cerca de 15% a quantidade que comemos.

Então, basicamente é por isso: necessidade inconsciente de aceitação do outro ou do grupo; de causar uma boa impressão.

O que fazer?

A gente deve se preocupar é em não nos decepcionar em primeiro lugar. Em segundo lugar, sabemos que muitos desses medos de desagradar os outros não são reais. Portanto, vamos ser mais “nós mesmos” e comer da maneira como a gente realmente gostaria de comer nesses momentos, seja repetindo o prato na frente do estranho, seja comendo de forma moderada com os amigos ou familiares.

Gostou desse post? Então você poderá gostar do post sobre emagrecimento e personalidade ou do post sobre emagrecimento e pessoas insistentes.