estímulo visual e os alimentos

Organização do ambiente para emagrecer: o que os olhos não veem, a boca não come!

Olá! Tudo bem por aí? Lembra daquele ditado “o que os olhos não veem o coração não sente”? Pois é, isso aplicado à alimentação seria “o que os olhos não veem a boca não come!”. Essa frase é uma brincadeira para mostrar que é muito comum as pessoas comerem pelo impulso do contato visual com o alimento e, por isso, a organização do ambiente para emagrecer é tão importante.

Você já vai entender melhor, e vou te contar através de uma das histórias da Aninha, e essa será sobre a influência que organização do ambiente tem no processo de emagrecimento.

Organização e emagrecimento

Aninha não estava entendendo porque não estava emagrecendo, afinal, a alimentação dela estava muito boa: regular, equilibrada, saudável. No entanto, o peso permanecia o mesmo. “Poxa, de tarde eu só como fruta…”, ela pensava contrariada. Então, ela decidiu fazer um diário alimentar e anotar tudo o que comia.

Já no primeiro dia ela descobriu que a cada vez que ela passava pela cozinha, ela batia o olho na fruteira e pensava: “Ah, é só uma frutinha, é saudável, isso não vai me engordar”. Em resposta a esse pensamento, ela agarrava uma banana, abocanhava uma maçã, uma pêra, mais uma banana, afinal, ela passava diversas vezes pela cozinha.

Não é que fruta engorda, gente. É que ela comia muitas frutas sem se dar conta, sem estar de fato com fome ou verdadeiramente com vontade.

Como organizar o ambiente para emagrecer

Ela se deu conta que ela era do tipo de pessoa em que o contato visual com os alimentos estimulava nela um pensamento e o consequente ato automático de comer.

Ela pensou numa estratégia: tirar os alimentos do campo de visão. Dessa forma, o ambiente ficou mais propício para emagrecer, afinal, agora emitiam menos estímulos para comer. E funcionou. Simples assim.

Foi quando surgiu a frase: “o que os olhos não veem, a boca não come!” Contando essa história te dei uma bela dica, né? Nesse post do meu site pessoal você encontra muito mais dicas sobre o esse assunto.

No curso Emagreça Motivado há uma aula inteiramente dedicada a isso: sobre como organizar o ambiente para emagrecer, diminuindo os estímulos de comer nos seus ambientes de convívio. Clique aqui e acesse o conteúdo do curso.

Abraços, Nutri Adri do Emagreça Motivado. Até mais!