o que é comer normal

O que é comer normal?

Você já se deu conta de que muitas pessoas não sabem mais o que é comer de uma forma normal? São tantas dietas para emagrecer, são tantas informações desencontradas e contraditórias que há pacientes que dizem: “Adri, eu não sei mais o que comer normal” ou “acho que minha forma de comer não é normal”.

Isso está causando um impacto muito grave em nosso comportamento alimentar: chegamos ao ponto que não sabemos mais o que é comer normalmente, comer com naturalidade, sem culpas ou preocupações desnecessárias ou exageradas.

Justo comer, que é algo tão simples, ou deveria ser tão simples quanto ir ao banheiro urinar, por exemplo, tornou-se algo alvo de tanta crítica e julgamento interno e externo, alvo de tanta culpa e preocupação.

Pensando nisso tudo, decidi trazer para você as características de alguém que “come normal” através de um trecho da definição da nutricionista Ellyn Satter, em um livro de nutrição comportamental. Ela escreveu que:

O que é comer normal

“Comer normalmente é ser capaz de comer quando você está com fome, e continuar comendo até ficar satisfeito. Ser capaz de escolher os alimentos que você gosta e comê-los até aproveitá-los suficientemente – não simplesmente parar porque você acha que deveria.

É conseguir pensar um pouco para selecionar alimentos mais nutritivos, mas sem ser tão preocupado e restritivo a ponto de não comer os alimentos mais prazerosos. Dar-se permissão para comer às vezes porque você está feliz, triste ou entediado ou apenas porque é gostoso.

É, na maioria das vezes, fazer 3, 4 ou 5 refeições por dia, ou deixar a sua fome guiar quantas vezes vai comer ao longo do dia. No entanto, também é deixar de comer um pedaço de bolo porque você pode comer mais amanhã, ou então comer mais um pouco agora porque ele é maravilhoso enquanto ainda está quentinho.

É comer em excesso às vezes e depois se sentir estufado e desconfortável. Também é comer pouco de vez em quando, desejando ter comido mais. Comer normalmente é confiar que seu corpo conseguirá corrigir os pequenos “erros” da sua alimentação.

Comer normalmente requer um pouco do seu tempo e atenção, mas também ocupa o lugar de apenas uma área importante, entre tantas, da sua vida. Resumindo, comer normalmente reflete um comportamento flexível. Ele varia em resposta às suas emoções, rotina, agenda, níveis de fome, proximidade com a comida e seus sentimentos.”

Você sentiu alívio? Confusão? Insegurança? Achou estranho? Maravilhoso? Coerente? Impossível? Mas, comer normal é assim. Intuitivo como fazer xixi.

Se você quiser ler mais sobre níveis de fome, acessa o blog do Emagreça Motivado, tem um post bem bom lá sobre isso. https://www.adrianalauffer.com.br/fome-leve-media-ou-intensa-como-identificar-ou-diferenciar/

Ps.: Corda que estica demais arrebenta. Isso vale também para você. Se cobre na medida certa.