como emagrecer sem cirurgia bariátrica

Não quero fazer bariátrica. O que faço então?

Não quero fazer bariátrica. O que faço então? Como emagrecer sem cirurgia bariátrica se as dietas que eu fiz não funcionaram?

Bem, primeiramente precisamos esclarecer duas coisas: 1) que o fato de você não ter conseguido fazer dieta não é uma falha sua, e sim do método – ele não funciona e, 2) que fazer bariátrica não é um fracasso, e sim mais uma opção para casos difíceis.

A saída do dilema

Porém, esse dilema (não quero fazer bariátrica mas não consigo emagrecer com as dietas) é bem comum. O ponto é que nem a bariátrica e nem as dietas agem no ponto onde você deve agir: na sua relação com a comida.

Pare e pense: porque você não consegue emagrecer? Porque você come bastante? Ou porque não consegue manter uma dieta? Ou porque não consegue comer menos de forma constante? Pode ser tudo isso e mais um pouco, por que o problema está na sua relação com a comida.

É sua relação com a comida que faz você ter comportamentos alimentares disfuncionais e hábitos ruins. Portanto, é aí que você deve agir.

É difícil e trabalhoso? Sim. Porém, é também bastante difícil e frustrante “fracassar” e recuperar o peso, seja após a dieta, seja após a bariátrica. Para sair do efeito sanfona e manter-se magro, é preciso ter a coragem e a maturidade de olhar para dentro de si para entender o que afeta a sua relação com a comida.

Como diz aquela frase: “a caverna onde você tem medo de entrar pode guardar o tesouro que você procura”.

Nutrição comportamental emagrece

Mas será que apenas melhorando meu comportamento alimentar eu vou emagrecer? Imagine o seguinte: a pessoa parou de repetir o prato porque agora consegue respeitar a saciedade, parou de beliscar fora de hora porque não está mais no piloto automático, está comendo lanches mais saudáveis porque melhorou seu paladar infantil, está comendo mais comida caseira porque sua habilidade de organização está melhor, está comendo menos por ansiedade porque trabalhou-se em como lidar melhor com suas emoções… e muito mais… Qual será o efeito disso no peso corporal? Inevitavelmente ele diminuirá. Sem dietas, sem restrições, sem loucuras. E essas mudanças vêm para ficar.

Quer emagrecer sem cirurgia bariátrica e sem dietas restritivas? Melhorando seu comportamento alimentar você conseguirá construir uma nova forma de comer, conquistando o comportamento alimentar saudável e natural de comer normalmente, de tudo, sem exageros e sem proibições, e mantendo um peso legal.