Muitas pessoas querem emagrecer, mas não estão suficientemente motivadas para fazer o que é preciso. Considerando que o emagrecimento não acontece da noite para o dia, é preciso encontrar motivação para emagrecer e, se isso realmente desejante, ela virá mais fácil!

Então, para encontrar mais motivação para emagrecer, vou te dar 5 dicas:

1) Encontre seus reais motivos

Uma das coisas mais importantes é você saber porque você quer emagrecer. Quer sentir-se mais bonita(o)? Ou tornar-se mais saudável? Faça essa pergunta para você mesmo, pensando no quanto isso é importante para você, quais serão os impactos positivos dessas conquistas na sua vida e escreva tudo isso em uma lista.

Escreva também na sua lista de desvantagens do emagrecimento. Ah, você não vê desvantagens emagrecer? Então por que ainda está acima do peso…? Tem sim “desvantagens”, como: comer menos das coisas que gosta, ter que cozinhar mais, evitar de comer quando está frustrado, ter que se esforçar, etc.

Cada um tem as suas “perdas” e isso pode gerar conflito quando o paciente não está consciente delas. Portanto, identifique também quais são as perdas e crie soluções para elas.

2) Tenha metas de curto, médio e longo prazo

A meta de longo prazo pode ser, por exemplo, o número de quilos que você quer emagrecer, mas tenha em mente o tempo que isso levará. Para isso, você pode estabelecer metas de médio e curto prazo, podem ser, por exemplo, o que você está fazendo hoje que o leverá ao objetivo de longo prazo.

Eu entendo que você queira emagrecer rápido, mas lembre-se de que não existe meta impossível, apenas prazo mal colocado. Portanto, se você se desmotiva com o tempo total que poderá levar, procure focar nas metas de curto prazo. Vamos fazer uma analogia: quando você iniciou a faculdade, ficava pensando nos anos que levaria? Não, né… é desmotivante! Você pensava sempre no próximo semestre; com o emagrecimento é parecido!

3) Tenha uma companhia

Outra ótima maneira de se manter motivado é ter um amigo por perto que esteja querendo emagrecer também, assim vocês poderão fazer os exercícios juntos, compartilhar receitas e dicas, ajudar um ao outro em momentos difíceis ou de desânimo.

Ter um amigo ou familiar por perto com o mesmo objetivo pode fazer uma grande diferença e tornar as coisas bem mais fáceis. No entanto, caso não tenha ninguém no momento para te acompanhar, não deixe que isso o impeça de avançar, certo?

4) Registre suas evoluções

Outra dica que pode ajudar bastante é ter um diário para anotar a evolução do seu emagrecimento e das suas atividades. Isso pode te ajudar muito não só a se manter motivado, mas também a te manter conectado e atento com certas atividades que são importantes, como ir ao supermercado, separar os lanches, e com certos hábitos, como regularidade de exercício, de consumo de sobremesa, de água.

Às vezes peço para o paciente fazer um diário ou fazer uma tabela de frequências, para marcar com um X quantas vezes por semana foi ao exercício ou comeu sobremesa, e assim ele tem uma visão mais dinâmica, objetiva e concreta da mudança de hábitos. Tem gente que gosta de tirar fotos do corpo para acompanhar a evolução, o que também pode ser bem motivante.

5) Faça exercícios que goste

Se for possível dê prioridade para exercícios no horário que você mais se sente bem para fazer, e priorize exercícios que goste e sinta prazer em primeiro lugar, para que seja algo agradável e sustentável, e não algo enfadonho ou desgastante. Do contrário, a motivação para emagrecer não será a mesma.

Feito isso, crie estratégias que funcionem para não burlar, como: se fizer a noite, ir direto do trabalho ou, se fizer de manhã, já colocar a roupa de academia logo que acordar. Mais 3 dicas: procure manter os horários, sem ficar marcando por outros compromissos, não fique dando muita atenção/valorizando aos pensamentos sobre não ir, não compense no exercício exageros alimentares, pois fazer exercício não deve servir de punição.

Motivação para emagrecer

Em última análise, o sucesso e o fracasso, quando se trata de emagrecimento depende do que você acredita sobre motivação, como você lida com a desmotivação. É natural e normal nem sempre estarmos motivados, mas mais importante do que isso, é o que fazemos a respeito da desmotivação.

Lembre-se: todos passam por fases de desânimo, mas nem todos desistem quando estão nela. Procure desenvolver a habilidade de se automotivar, mantendo claro na sua mente os motivos, os ganhos, os benefícios do emagrecimento para a sua vida, e tenha paciência consigo mesmo e com o processo. Isso vai facilitar e muito não só a reeducação alimentar, mas tudo que fizeres na vida.

Esses aspectos são todos bastante abordados no curso de emagrecimento Emagreça Motivado!

Gostou desse assunto? No meu site pessoal como nutricionista tem esse outro post sobre motivação para emagrecer, que é contando uma história sobre os mitos da motivação e o emagrecimento.