Como emagrecer rápido? Ah, eu sei como, e você também. Contudo, o problema não é esse, o problema é que você não consegue manter a dieta necessária para manter o resultado conquistado. E você sabe qual é a consequência disso depois: engordar mais rápido ainda.

Por que é tão difícil manter a dieta para emagrecer rápido? Tenho certeza de que você sabe o motivo também, o ponto é que provavelmente você tenha dificuldade de aceitar.

Mas, os principais motivos pelos quais você provavelmente não consegue manter o peso resultante do emagrecimento rápido, são:

Por que é difícil manter a dieta para emagrecer rápido:

  1. A dieta para emagrecer rápido é restrita demais, e isso causa impulsos de comer, desejos intensos e revolta que leva ao famoso “chutar o balde”;
  2. Faz a gente passar fome;
  3. Deixa onosso metabolismo lento, pois o cérebro interpreta a restrição alimentar severa como um perigo à nossa vida;
  4. A dieta para emagrecer rápido não trabalha o nosso comer emocional e, por isso, no primeiro problema que surgir a gente não suporta a dieta e passa a comer bastante;
  5. Prejudica a nossa relação com a comida, tornando nosso comportamento alimentar problemático e dificultando ainda mais o emagrecimento;
  6. Prejudica a nossa autoconfiança, auto estima e auto imagem, pois ao sair da dieta nos sentimos culpados, errados, descontrolados, incapazes…

Com tantas desvantagens para emagrecer rápido, por que as pessoas ainda procuram tanto por isso? Em termos de dieta, esse é um dos termos mais pesquisados no google, sabia?

Por que queremos emagrecer rápido?

Existe uma sensação de urgência em melhorar a autoimagem para sentir-se melhor e melhorar a autoestima. Até porque, acreditamos que tudo de bom acontecerá após emagrecermos.

São crenças distorcidas, como: “só vou encontrar alguém especial se eu emagrecer, só serei reconhecida no trabalho se eu emagrecer, só vou me sentir bonita se eu emagrecer”.

Essas crenças geram uma urgência para emagrecer rápido. E, então, a pessoa toma decisões baseadas em crenças totalmente distorcidas da realidade.

Afinal, há muitas pessoas magras que não encontraram alguém especial, que não são reconhecidas no trabalho, e que não são bonitas. Assim como há muita gente acima do peso que encontrou alguém especial, tem reconhecimento no trabalho e é bonita.

A imaturidade

Mas, há também há um outro ponto um pouco “chato” de falar, que é a imaturidade: “eu quero, e tem que ser agora, e do meu jeito”. Isso lembra a criança birrenta: “eu quero, eu quero, eu quero!”

A criança não entende que as coisas levam um tempo para acontecer e que nem tudo acontece exatamente do jeito que gostaríamos. A mãe pode ter a levado no cinema para ver Frozen e, quando chegou lá, os ingressos estavam esgotados.

Mas, a criança não entende e esperneia no saguão do cinema, por mais que a mãe explique que poderão voltar dali alguns dias.

E assim é e será com tudo na nossa vida: levaremos um tempo para terminar os estudos do colégio, para terminar a faculdade, a pós graduação, para ver a nossa empresa crescer, para planejar o casamento, para construir a casa, para pagar o apartamento, para quitar o carro… Com o emagrecimento não seria diferente.

Então, vamos analisar melhor as crenças que permeiam a sua crença de que você precisa emagrecer rápido. Para isso, é importante trabalhar a auto imagem e questionar-se sobre essas crenças.

Além disso, é importante saber que o maior erro que você pode cometer ao decidir emagrecer é optar por restrição alimentar severa, que está intimamente relacionada com o desejo de emagrecer rápido.

Então, te convido a amadurecer essa questão da rapidez em relação ao emagrecimento. Quando você era criança fazia sentido acreditar em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e nem Fada do Dente, mas olha como você grande agora.