dieta low carb

Dieta low carb

Olá! Tudo bem por aí? Dieta low carb é muito procurada como uma estratégia de emagrecimento e muitas dúvidas giram em torno dela, como: dieta low carb é melhor que jejum, que low fat, que a dieta keto? Quais alimentos pode e não pode comer na dieta low carb? Como a dieta low carb funciona? Como começar? Ela traz malefícios e/ou benefícios? Bem, vamos ver um pouco a respeito disso tudo.

Quais alimentos não pode comer na dieta low carb?

Na dieta low carb é preciso evitar os alimentos ricos em carboidratos, como arroz, batata, mandioca, pão, biscoitos, feijão, sucos de fruta, e obviamente os doces e açúcares. Pode comer os vegetais, algumas frutas, um pouco de fibras, como aveia, oleaginosas (nust), carnes e ovos. Hoje já existem várias receitas e produtos low carb legais e relativamente gostosos, embora eles nem sempre suprem o que realmente está nos apetecendo comer. Então, pense um pouco mais adiante:

  • Se você gosta de comer chocolate, por exemplo, ou qualquer outro alimento que você adore e que é proibido pela low carb, como será após uma semana sem come-lo e saber que pelas próximas semanas ou meses você não poderá comer?
  • Onde você acha que essa restrição o leverá? Na maior parte das vezes restrições severas de alimentos que gostamos muito nos leva a comportamentos alimentares disfuncionais, como: imensa culpa ao comer qualquer quantidade, acreditar que ao ter comido estragou todo o esforço anterior feito em prol da dieta, e assim vai…
  • O que você prefere: ser proibida de comer os alimentos que gosta e se esforçar para não come-los, ou se esforçar para aprender a come-los com moderação e naturalidade?

Dieta low carb faz bem para a saúde?

Ela pode trazer benefícios sim para saúde, especialmente para pessoas com dislipidemia, pré diabetes e, embora possa beneficiar o emagrecimento com resultados motivadores, restrições alimentares desse tipo normalmente não são sustentáveis a longo prazo, e podem não fazer bem para a nossa saúde mental devido ao efeito negativo que podem causar na nossa relação com os alimentos.

Dieta low carb é um bom caminho para emagrecer?

Bem, resultado dá, a questão é com que custo vem esse resultado e o que significa resultado para você. Se esse resultado vem com muito sofrimento e não for permanente, para mim, não podemos chamar de “resultado”.

O fato é que, de forma geral, qualquer dieta é difícil de ser mantida, certo? Então, só por esse motivo, na minha opinião, nenhuma dieta é efetiva. Portanto, nenhuma é melhor do que a outra.

Eu entendo que você queira emagrecer rápido, que esteja ansiosa para se livrar do excesso de peso e se sentir melhor consigo mesma e, por isso, busca por métodos que dêem resultado rápido. Porém, é importante pensar um pouco mais à frente:

  • Quantas vezes você já fez dietas e voltou a engordar?
  • Como você se sente quando está privada de comer?
  • Ao chutar o balde e desistir, como você se sente?
  • E ao voltar a engordar, como você se sente?
  • Quanto tempo você já perdeu fazendo dietas enquanto que, se tivesse optado por construir uma nova forma de comer que, ainda que seja um processo mais lento, traz resultados permanentes?
  • Há quanto você já poderia estar magra se tivesse seguido por esse caminho?

Emagrecimento sem low carb

Eu acredito na mudança de comportamento alimentar para um emagrecimento saudável e permanente. Ao optar por mudar o comportamento alimentar construímos uma nova forma de comer e de se relacionar com os alimentos. Essa relação passa a ser positiva, natural, intuitiva e consciente, trazendo o resultado que todo mundo sempre quis: conseguir comer de tudo, sem descontrole, e assim mantendo um peso legal.

O curso de emagrecimento Emagreça Motivado é exatamente nesse sentido. Se você está cansada de abordagens restritivas e quer sair do efeito sanfona, não deixe de conhecer o curso!

Abraços, Nutri Adri.