Olá! Tudo bem por aí? Dieta low carb é muito procurada como uma estratégia de emagrecimento. Muitas dúvidas giram em torno dela: dieta low carb é melhor que jejum, que low fat, que a dieta keto? Quais alimentos pode e não pode comer na dieta low carb? Como a dieta low carb funciona? Como começar? Ela traz malefícios e/ou benefícios? Bem, vamos ver um pouco a respeito disso tudo.

Dieta low carb é melhor?

Bem, o fato é que, de forma geral, qualquer dieta é difícil de ser mantida, certo? Então, só por esse motivo na minha opinião, nenhuma dieta é efetiva. Portanto, nenhuma é melhor do que a outra. Eu entendo que você queira emagrecer rápido, que esteja ansiosa para se livrar do excesso de peso e se sentir melhor consigo mesma e, por isso, busca por métodos que dêem resultado rápido. Porém, é importante pensar um pouco mais à frente:

  • Quantas vezes você já fez dietas e voltou a engordar?
  • Como você se sente quando está privada de comer?
  • Ao chutar o balde e desistir, como você se sente?
  • E ao voltar a engordar, como você se sente?
  • Quanto tempo você já perdeu fazendo dietas enquanto que, se tivesse optado por construir uma nova forma de comer que, ainda que seja um processo mais lento, traz resultados permanentes? Há quanto você já poderia estar magra?

Quais alimentos não pode comer na dieta low carb?

Na dieta low carb é preciso evitar os alimentos ricos em carboidratos, como arroz, batata, mandioca, pão, biscoitos, feijão, sucos de fruta, e obviamente os doces e açúcares. Pode comer os vegetais, algumas frutas, um pouco de fibras, como aveia, oleaginosas (nust), carnes e ovos. Hoje já existem várias receitas e produtos low carb legais e relativamente gostosos, embora eles nem sempre suprem o que realmente está nos apetecendo comer. Então, pense um pouco mais adiante:

  • Se você gosta de comer chocolate, por exemplo, ou qualquer outro alimento que você adore e que é proibido pela low carb, como será após uma semana sem come-lo e saber que pelas próximas semanas ou meses você não poderá comer?
  • Onde você acha que essa restrição o leverá? Na maior parte das vezes restrições severas de alimentos que gostamos muito nos leva a comportamentos alimentares disfuncionais, como: imensa culpa ao comer qualquer quantidade, acreditar que ao ter comido estragou todo o esforço anterior feito em prol da dieta, e assim vai…
  • O que você prefere: ser proibida de comer os alimentos que gosta e se esforçar para não come-los, ou se esforçar para aprender a come-los com moderação e naturalidade?

Dieta low carb faz bem para a saúde?

Ela pode trazer benefícios sim para saúde, especialmente para pessoas com dislipidemia, pré diabetes e, embora possa beneficiar o emagrecimento com resultados motivadores, restrições desse tipo normalmente não são sustentáveis a longo prazo, e podem não fazer bem para a nossa saúde mental, devido ao efeito negativo que podem causar na nossa relação com o alimento.

Emagrecimento sem low carb

Eu acredito na mudança de comportamento alimentar para um emagrecimento saudável e permanente. Mudando o comportamento alimentar construimos uma nova forma de comer e de se relacionar com os alimentos. Essa relação passa a ser positiva, natural, intuitiva e consciente, trazendo o resultado que todo mundo sempre quis: conseguir comer de tudo, sem descontrole, e assim mantendo um peso legal.

O curso de emagrecimento Emagreça Motivado é exatamente nesse sentido. Se você está cansada de abordagens restritivas e quer sair do efeito sanfona, não deixe de conhecer o curso!

Abraços, Nutri Adri.