Olá! Tudo bem por aí? Como sair do efeito sanfona é uma das preocupações das pessoas que querem emagrecer, porque normalmente já passaram por processo de emagrecimento anteriormente e tiveram reganho de peso. Então, como evitar que isso aconteça?

Porque acontece o efeito sanfona

O efeito sanfona acontece como efeito colateral consequente da prática de dietas. Por quê? Porque as dietas não estimulam a mudança do comportamento alimentar.

Ou seja, as dietas focam na mudança do peso para emagrecer rápido. No entanto, não é o peso que devemos buscar mudar, e sim o comportamento alimentar disfuncional, pois é ele quem eleva o peso e, enquanto isso não for melhorado, será difícil sair do efeito sanfona.

Considerando que o excesso de peso na maior parte das vezes vem de um comportamento alimentar conturbado, o primeiro passo é trabalhar-se justamente nisso.

Ao mudar o comportamento alimentar, você estará verdadeiramente mudando sua forma de comer e, assim, emagrecerá e manterá o peso. Ou seja, sairá do efeito sanfona.

Como sair dele

Após emagrecer mudando a sua relação com a comida, é importante fazer manutenção de peso para aprender a gerenciar sozinho o seu peso, bem como, através do auto conhecimento, aprender quais situações podem levá-lo a uma recaída (reganho de peso) para, então, ficar atento e evitar que isso aconteça.

Se você quiser ficar magra para sempre, ou seja, sair do efeito sanfona, esse é o caminho. Eu entendo que você esteja ansiosa para emagrecer rápido para sentir-se melhor com a sua auto imagem, porém, você já deve saber que pressa e imediatismo no emagrecimento não costumam funcionar muito bem. É importante saber se conduzir nesse processo de forma assertiva se quiser sair do efeito sanfona.

O curso de emagrecimento Emagreça Motivado busca o emagrecimento permanente e, por isso, é um programa de emagrecimento voltado à mudança do comportamento alimentar. A quinta semana do curso é voltada justamente ao assunto de manter o peso para conseguir sair do efeito sanfona. Se inscreva! Abraço, Nutri Adri do Emagreça Motivado.