Como fazer sopa de legumes

Sopas nem sempre são pouco calóricas como as pessoas pensam, ou às vezes podem ser tão ralas ou incompletas que, em seguida, a pessoa está com fome e quando vê está onde? Na cozinha buscando o que comer! Então, vou te ensinar como fazer uma sopa equilibrada, que dê saciedade e não seja calórica demais. 🍵👌

Separe quantos vegetais quiser do grupo A:

  • abobrinha,
  • acelga,
  • agrião,
  • aipo,
  • alface,
  • berinjela,
  • brócolis,
  • cebola,
  • chicória,
  • chuchu,
  • cogumelos,
  • couve,
  • couve-flor,
  • espinafre,
  • mostarda,
  • palmito,
  • pepino,
  • pimentão,
  • rabanete,
  • repolho,
  • rúcula,
  • tomate.

Eu sei que provavelmente você não vai botar rúcula, alface na sopa, mas estas folhas também fazem parte do grupo A.

Agora separe 1 vegetal do grupo B:

  • moranga,
  • abóbora,
  • cenoura,
  • beterraba,
  • nabo,
  • quiabo.

Separe 1 carboidrato:

  • mandioca/aipim,
  • arroz,
  • batata inglesa ou doce ou outro tipo de batata,
  • milho,
  • quinoa em grãos,
  • macarrão. Se não quiser colocar, ok.

Separe 1 leguminosa:

As que mais combinam com sopas são:

  • ervilhas,
  • vagens,
  • grão de bico.
  • Feijões e lentilhas são leguminosas mas normalmente não coloca em sopas de legumes.

Separe 1 carne:

seja gado ou frango, ou ovos, que você pode cozinhar na sopa ou comer ovos cozidos como acompanhamento.

Como fazer?! Vejamos…

Pique os vegetais e reserve. Separe uma panela grande. Coloque água para ferver. Tempere a carne (se for colocar na sopa) e “frite” com tomate e cebola.

Coloque água quente na panela e coloque os legumes. Você pode colocar primeiro os que demoram mais para cozinhar e mais no final do cozimento, o que cozinham mais rápido. Tempere com bastante temperos naturais, como alecrim, manjericão, cúrcuma, tempero verde, louro, etc e ao final, ajuste o sal. Use preferencialmente sal marinho. Deixe cozinhar em fogo baixo, evitando deixar a sopa ferver.

Sirva-se de 2-3 conchas médias cheias de legumes, 100g de carne (ou 2 ovos) e caldo à vontade.

Sobre o valor calórico

Fica um pouco complicado de calcular por que depende das quantidades dos alimentos que você vai usar.

Mas, os vegetais do grupo A quase não tem calorias, os vegetais do grupo B têm em média 20 kcal a porção (3 col sopa), os carboidratos têm em média 90 kcal a porção (3 col sopa de arroz, 1 pegador de macarrão, 1 batata pequena…), as leguminosas têm 70 kcal a porção (3 col sopa de ervilha, 5 vagens…), e as carnes têm 200 kcal a porção (100g de gado/frango/ovos).

O valor calórico fica semelhante ao de um prato de comida de almoço normal, que tem em média 280 kcal (300g de comida). 

A mesma quantidade de sopa de capelete (massa/macarrão) tem 420 kcal, e não dá a mesma saciedade, sem falar que é super desequilibrada (e só macarrão).

Já uma sopa de tomate de 60 kcal, no entanto, provavelmente em seguida você vai estar com muita fome e estará comendo muitas outras coisas, superando o valor calórico se tivesse comido uma sopa completa. 😋

2019-06-12T15:08:15-03:00 05/06/2019|Categories: Receitas|

2 Comments

  1. Sheila Pioner Arnecke 07/06/2019 at 05:37 - Reply

    Creme de moranga, creme de ervilha como funcionam os cremes?

    • berghahn 12/06/2019 at 15:13 - Reply

      Oi Sheila! Eu diria para, no dia-a-dia, vc acompanhar com uma refeição, sabe? Comer só creme acaba ficando leve demais e logo em seguida a pessoa tende a ficar com bastante fome… Beijos!

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