como emagrecer sem passar fome

Como emagrecer sem passar fome?

Bem, pode parecer óbvio, mas o primeiro passo para emagrecer sem passar fome. Ou seja, não fazer uma restrição alimentar a ponto de passar fome. No entanto, existem outros fatores muito comuns de acontecerem que fazem com que as pessoas passem fome para emagrecer, e eu vou contá-las através de uma história.

Vou te contar uma das histórias da Aninha. A Aninha acorda em cima da hora de sair para o trabalho, às vezes porque dorme mal, às vezes porque vai dormir tarde, às vezes porque tem dificuldade de levantar-se da cama de manhã ou porque é desorganizada.

Como emagrecer sem passar fome

Ela sai de casa só com um café preto na barriga e com tanta pressa que nem percebe que estava com fome. Quando chega no trabalho, começa a trabalhar e nem percebe que está com fome.

Lá pelas 10-11h, “repentinamente” ela começa a sentir muita fome, porém ela não tem o que que comer, porque não se organizou e/ou pensou: “vale a pena comer agora porque em seguida vai almoçar”.

No entanto, ela chega no almoço morta de fome, e faz de tudo para manter o foco na dieta e para comer pouco. Ela costuma dizer “meu prato dela dá apenas 200g com salada e carne, sem carboidrato”, sentindo-se orgulhosa de si mesma.

Embora pelas 14h ela já esteja morrendo de fome, ela pensa que algo deve estar de errado com ela, afinal, é muito cedo para estar com fome. Então, ela fica segurando a fome até a hora do lanche.

Só que ela não levou lanche! Então, ela fica segurando a fome até a hora de chegar em casa. Contudo, ao chegar em casa cansada ou frustrada, e tendo passado fome o dia inteiro, ela não consegue segurar e come bastante até a hora de dormir.

Consequentemente, vai dormir se sentindo mal consigo mesma e prometendo que amanhã tudo vai ser diferente. Mas, o dia de amanhã é uma repetição do dia que passou. Como sentir motivação para emagrecer desse jeito?

Como fazer diferente

A Aninha gostaria de sentir-se no comando da sua alimentação e das suas escolhas, gostaria de não passar fome o dia inteiro e devorar a casa quando chega do trabalho.

No entanto, para mudar esse cenário, será importante ela prestar mais atenção no sinais que o seu corpo emite. Por exemplo: quando a fome começa para, então, atender a fome nesse nível mais leve.

Para isso, ela precisará melhorar a sua habilidade de organização com a alimentação, de maneira que consiga fazer refeições mais equilibradas e que tenha os lanches nas horas em que precisa deles.

No curso para emagrecer Emagreça Motivado, na aula 1 trabalhamos especificamente como melhorar esses aspectos para emagrecer sem passar fome. Para isso, utiliza estratégias realistas de organização e equilíbrio das refeições.

Se você gosta de histórias, tem mais uma história: Aninha e os sinais do seu corpo e Aninha e os mitos da motivação.