como cortar calorias para emagrecer

Como cortar calorias para emagrecer

Estudos mostram que, ao final das contas, o que funciona mesmo para emagrecer é o déficit calórico, ou seja, a redução das calorias da alimentação. Mas, como cortar calorias para emagrecer de forma sustentável?

Para cortar calorias para emagrecer é preciso comer menos e, para comer comer menos de forma constante e “permanente”, é preciso trabalhar-se no comportamento alimentar. Contudo, esse é um outro assunto.

Expectativas

O que eu quero falar nesse post é sobre como e quanto cortar das calorias, e como isso vai se refletir no emagrecimento, a fim de criar expectativas alinhadas com a realidade.

Muita gente começa uma dieta e dois dias depois já está se pesando esperando algum resultado significativo. Ou, se pesa após uma semana esperando ter emagrecido 2-3 quilos. A não ser que elas tenham comido menos de 500 Kcal ou tenham obesidade severa, isso não vai acontecer. Veja bem por que:

Realidade

Para emagrecer 1 Kg em 30 dias, é preciso cortar 250 kcal da sua alimentação todos os dias. É uma redução muito fácil, a não ser que a pessoa já seja magra e necessite prestar atenção em pequeníssimos detalhes da sua alimentação para fazer essa redução.

Para emagrecer 2 kg em 30 dias é preciso cortar 550 Kcal da alimentação todos os dias. É uma redução razoável; relativamente fácil. Porém, se a pessoa já é magra, talvez isso não seja possível ou indicado.

Para emagrecer 3 Kg em 30 dias é preciso cortar 1.050 Kcal da alimentação todos os dias, o que é bem difícil de sustentar a longo prazo até mesmo para pessoas com obesidade. Já para pessoas consideradas magras essa redução é impossível.

Alinhe os dois

Então, é importante 1) prestar atenção às expectativas criadas sobre a redução calórica que efetivamente foi feita, 2) prestar atenção se a redução calórica pretendida é factível ou sustentável, e 3) se essa redução calórica está alinhada com o resultado esperado.

Entendendo como o emagrecimento funciona de fato evitamos frustrações desnecessárias e mantemos a motivação.