Olá, tudo bem por aí? Eis a questão: como começar uma reeducação alimentar? Embora essa pergunta pareça simples, quando a colocamos sob a perspectiva da execução prática podemos ficar sem saber por onde começar.

Seria cortando todos os alimentos engordantes? Isso poderia ser difícil de manter. Seria cozinhando toda a comida? Talvez isso seja um pouco radical.

Seria comendo mais vezes ao dia? Se há períodos prolongados de jejum, pode ser um bom começo. Seria comendo apenas vegetais, como a garota da foto? Ou tudo isso ao mesmo tempo? Vamos ver!

4 passos sobre como começar uma reedução alimentar:

Não existe uma resposta pronta, do tipo receita de bolo, no entanto eu poderia te sugerir um começo em 4 passos:

  1. liste tudo o que você acredita que poderia melhorar ou que gostaria de melhorar;
  2. avalie quais dessas mudanças você se sente mais confiante para começar e escolha 3;
  3. crie uma estratégia de como melhorar cada uma dessas 3 mudanças e também soluções para o que pode atrapalhar a execução delas.
  4. comece!

Vou te dar um exemplo. Vamos super que, para emagrecer com a reeducação alimentar, a Aninha gostaria de:

  1. incluir lanches intermediários
  2. comer mais vegetais no almoço
  3. beber mais água
  4. não beliscar fora de hora
  5. não repetir o prato
  6. comer menos sobremesa

Ao se impor fazer tudo isso de uma vez, a Aninha certamente ficará ansiosa e não conseguirá fazer nada direito. Então, ela poderá se desmotivar e abandonar o projeto. Na verdade, ela já passou por isso antes e já se conhece um pouquinho.

Reeducação alimentar na visão da nutrição comportamental

Portanto, a nutricionista comportamental dela sugeriu que ela escolhesse 3 comportamentos/hábitos para melhorar, aqueles que ela se sentisse mais autoconfiante neste momento para modificar.

Isso reforçaria sua auto confiança para, mais adiante, fazer mais mudanças. Ao final, ela escolheu começar a reeducação alimentar assim:

  1. bebendo mais água;
  2. incluindo os lanches;
  3. parando de repetir o prato.

A nutri pediu para ela criar uma estratégia para executar cada uma dessas mudanças. A nutri perguntou: Aninha, qual será o gteu primeiro passo ou estratégia para começar a mudança em cada um dos hábitos escolhidos? Então, ela respondeu:

  1. beber mais água: colocar alarme no telefone e manter a garrafinha cheia ao meu lado;
  2. incluir lanches: comprando os lanches semanalmente e separando-os para o trabalho na noite anterior;
  3. parar de repetir o prato: mantendo os lanches intermediários chegarei com menos fome no almoço e no jantar.

Você consegue perceber que, dessa forma, fica muito mais factível e claro ao planejar como começar uma reeducação alimentar? Portanto, não existe uma regra e, sim, o que vai funcionar melhor para você.

No programa para emagrecer Emagreça Motivado trabalhamos todos os aspectos sobre como começar uma reeducação alimentar e como mudar o comportamento alimentar para emagrecer de forma sustentável e permanente.

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Caso queira ler mais sobre isso, em meu site pessoal nutricionista Adriana Lauffer eu escrevi um post sobre o que é reeducação alimentar e suas diferenças em relação à dieta.