Olá, tudo bem por aí? Procurando por alimentos bons para emagrecer? Bem, todos sabemos que existem alimentos mais e menos calóricos, com mais ou menos gordura, com mais ou menos açúcar, etc.

Porém, isso não os torna bons ou maus. Afinal, alimentos não têm moral. Ou seja, não existe alimento bom ou ruim para emagrecer. O que existe é o bom uso ou mau uso do alimento.

Alimentos bons e ruins para emagrecer

Você pode achar que pães e massas não são bons alimentos para emagrecer, mas tem muita gente magra que os come. Então, por mais que você tenha uma tendência maior para engordar, ainda assim, será o uso que você faz do alimento que te leverá ao ganho de peso ou não.

Se, por seja qual for o motivo, você exagerar no consumo de pães e massas, o mau uso desses alimentos talvez o engorde.

Assim como suco verde com gengibre e saladas podem ser alimentos bons para emagrecer, dependendo o contexto que eles se encontrarem, não terão o seu efeito no seu emagrecimento.

Por exemplo: você pode tomar o suco verde com gengibre, que é termogênico, de manhã, comer bastante salada no almoço, mas se continuar beliscando fora de hora, é provável que eles não dêem conta do recado.

Bom ou mau uso dos alimentos

Então, não existem alimentos bons para emagrecer e alimentos ruins para emagrecer, e sim o uso que fazemos dele.

Quando você entender essas diferenças, experimentará um sentimento libertador. Afinal, é horrível acreditar que um alimento que a gente adora seja algo tão ruim.

Eu adoro sorvete, mas ele não me engorda por que eu faço um bom uso dele: me autorizo a comer quando estou verdadeiramente com vontade e como com moderação. Mas não deixo de comê-lo, porque eu o adoro.

É como alguém que adora jogar vídeo-game. Ela joga sempre que sente vontade, mas por no máximo 2 horas. Assim ela faz um bom uso do vídeo-game, sem que ele atrapalhe seu trabalho ou vida social.

Mas, a pessoa não deixa de jogar porque adora. O vídeo-game não é bom ou ruim, bom ou ruim é o uso que a pessoa faz dele.

No curso de emagrecimento Emagreça Motivado trabalhamos bastante esse conceito de “categorização” e “generalização” dos alimentos, para libertar-se dessas crenças rígidas e limitadoras de um comer normal e uma relação saudável com a comida.

É um programa de emagrecimento baseado em nutrição comportamental. Não deixe de conhecer mais solicitando o conteúdo e os materiais gratuitos disponíveis para página principal.

Abraços, nutri Adri do Emagreça Motivado.

Lembre-se: alimentos não têm moral.